Semana de palestras apresenta a AMP e o mercado de trabalho a futuros médicos
Os formandos do curso de Medicina das Faculdades Evangélicas do Paraná tiveram uma semana diferente entre os dias 14 a 19 de maio. Trocaram as salas de aula da faculdade pelos auditórios da Associação Médica do Paraná e do Conselho Regional de Medicina para uma programação, dentro de sua grade curricular, que visa a apresentação das entidades aos futuros médicos e a prestação de informações importantes para as carreiras que estão se iniciando, como as funções das entidades, as obrigações e direitos dos médicos e orientações sobre as formas de trabalho e conduta profissional.
Na Associação Médica, além de conhecerem a estrutura da instituição, suas atribuições e os benefícios de fazer parte do quadro de sócios da entidade, os futuros médicos receberam valiosas orientações sobre contratos de trabalho, relação com operadoras de planos de saúde, gestão de carreira, administração de consultório, finanças, marketing, comunicação e direito.
Para a aluna Andressa Florenzano Mayer a semana de palestras foi importante para conhecer a AMP e tirar dúvidas sobre a burocracia nas relações de trabalho do médico e na abertura do consultório. “Foi muito bom para sabermos como será nossa vida depois que nos tornarmos médicos. Gostei também da parte da previdência da questão do marketing, da gestão das nossas carreiras. São coisas que a gente não aprende na faculdade e sai para o mercado sem saber. Acabamos buscando com amigos já formados essas informações”, disse.
Cindy Suemi Kawai corroborou com a opinião da colega. “Durante a faculdade, falta essa parte de saber como conduzir nossas carreiras, o que fazer depois de formado, se temos que abrir empresa, tirar carteira de trabalho”, disse. “Conhecer tudo o que a AMP pode oferecer para gente foi um dos pontos mais importantes desta semana”, acrescentou.
O fomando Simão Lustosa comentou que a semana de palestras foi importante para ele conseguir compreender bem o contexto de cada instituição. “As questões legais foram muito importante, saber o que podemos fazer ou não e compreender essa judicialização da medicina. Conhecer as formas de contrato de trabalho também foi fundamental, mas a palestra preferida foi sobre a previdência, vimos como é importante pensar desde já lá no final da nossa carreira, planejando financeiramente a aposentadoria”, afirmou.
Para o presidente da Associação Médica do Paraná, Dr. Nerlan Carvalho, a semana é importante para mostrar aos alunos que estão concluindo o curso de medicina, a realidade do mercado, o que os espera para enfrentar a sua vida profissional, não esquecendo da sua completa formação médica. “Através da nossa Universidade Corporativa, conseguimos preencher essas lacunas do ensino médico, que é muito voltada para a saúde, sem abordar temas como gestão, marketing, cuidado pessoal e também já criamos o vínculo desse aluno com nossa entidade”.
Dr. Nerlan destaca também a relevância da atividade para a cooptação de novos sócios para a AMP e a renovação do quadro associativo da entidade. “Mostramos a eles a necessidade de nos identificarmos como uma classe, unindo esforços nas lutas que temos pela frente. Desafiei os jovens alunos para que venham a participar da associação, e venham futuramente ocupar cargos na associação e, até, no poder público, não tendo medo de assumir posições. Lembrando que, à medida que as pessoas de bem se afastam, os maus ocupam e temos como consequência tudo isso que estamos vendo acontecer em nosso país”, concluiu.
Aproveite e
veja também