Essas doenças podem aparecer em qualquer idade e fatores hereditários exercem um papel chave no seu desenvolvimento. O filho de um paciente com qualquer tipo de doença alérgica tem risco de 48% de apresentar alguma doença alérgica, subindo para 70% caso os dois pais sejam alérgicos.
E uma doença alérgica não é uma condição passageira, pela qual o paciente passará incólume. Estudos mostram que as pessoas em acompanhamento com um médico alergista apresentam menor necessidade de procurar atendimento em pronto-socorro, além de aprenderem a conviver com a doença alérgica.
Por sua importância para a saúde da população, a AMP parabeniza os colegas médicos alergistas.
Hoje é o Dia do Médico Alergista e a Associação Médica do Paraná parabeniza todos os profissionais da especialidade. O período coincide com a fundação da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), em 1946. As doenças alérgicas podem aparecer em qualquer idade e fatores hereditários exercem um papel chave no seu desenvolvimento. O filho de um paciente com qualquer tipo de doença alérgica tem risco de 48% de apresentar alguma doença alérgica, subindo para 70% caso os dois pais sejam alérgicos.
O médico alergista cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados ao sistema imunológico, como as doenças alérgicas, a asma, as deficiências imunológicas congênitas, as doenças autoimunes, entre outras. Ao contrário do resfriado comum, uma doença alérgica não é uma condição passageira, pela qual o paciente passará incólume. Estudos mostram que as pessoas em acompanhamento com um médico alergista apresentam menor necessidade de procurar atendimento em pronto-socorro, além de aprenderem a conviver com a doença alérgica.
Por sua importância para a saúde da população, nossa homenagem aos médicos alergistas.