No próximo sábado, 24 de junho, a Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ), Federada da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), vai realizar um Jantar Dançante em Comemoração aos 50 anos de fundação. Cerca de 200 convidados, entre psiquiatras e familiares, confirmaram presença no evento, que pretende celebrar os 50 anos de história da entidade com um momento em que os pioneiros da Psiquiatria serão homenageados pela atual diretoria da entidade. O jantar será realizado no Espaço Nova Curitiba, na Capital (PR).
Os homenageados são pioneiros que fundaram ou participaram de forma expressiva da história da Associação e deixaram legado para a especialidade, fazendo com que a Psiquiatria paranaense passasse a ser reconhecida a nível nacional.
Visionários, com um olhar muito à frente do seu tempo, eles criaram clínicas e hospitais que até hoje são referência no atendimento e internamento de pacientes que sofrem de algum tipo de transtorno mental. Além disso, colaboraram com a criação dos Programas de Residência Médica em Psiquiatria e dos Cursos de Especialização hoje existentes.
A diretoria selecionou especialmente aqueles que transmitiram sua experiência, seus conhecimentos e seu exemplo ético profissional, provocando uma reação em cadeia que culminou no aumento do número de especialistas no Estado. "Esses colegas serviram de modelo para jovens médicos que decidiram seguir a carreira psiquiátrica. Este modelo foi como verdadeira escola, uma vez que, ainda acadêmicos de Medicina, muitos passaram a acompanhar reuniões, participar de plantões em instituições psiquiátricas daquela época e aprenderam a admirar seus mestres, o que, sem dúvida, faz parte do processo ensino-aprendizagem", explicou o atual presidente da APPSIQ, Osmar Ratzke. O experiente psiquiatra, um dos pioneiros no Estado e respeitado entre os colegas, assumiu a direção pelo próximo triênio justamente no ano do cinquentenário da entidade. Para ele, a entidade vem pautando, ao longo dos anos, lutas e conquistas em defesa dos psiquiatras e de uma assistência psiquiátrica ampla, ágil e de alta qualidade técnico-científica às pessoas com transtornos mentais e seus familiares. “Tivemos um papel muito importante nessas últimas cinco décadas, contribuindo para diminuir o estigma e congregar e representar os psiquiatras do Paraná”, destacou.
Homenagens
Na noite de sábado, os familiares dos pioneiros receberão a comenda em nome dos homenageados falecidos. Entre eles, o Dr. Hélio Rotemberg, que, pensando à frente de seu tempo, criou o então Hospital Pinheiros, depois chamado de Pinel e, recentemente, com o nome Clínica Dr. Hélio Rotemberg. Ele estruturou os estágios supervisionados e as reuniões científicas formando gerações de jovens psiquiatras até os dias de hoje.
O Dr. José Romildo Grabowski, um pioneiro da administração de antidepressivos, alguns que, na época, ainda não haviam sido lançados no Brasil, mas que, com sua curiosidade científica, leitura das principais revistas técnicas e dedicação aos pacientes, mandava importar, obtendo excelentes resultados. Conseguiu, com isto, manter um consultório lotado e extremamente procurado o seu falecimento. Quem receberá a comenda é o também psiquiatra curitibano Hamilton Miguel Grabowski, que teve influência do tio na escolha da profissão.
Outro pioneiro homenageado será o Prof. Mário Pilotto, o qual dedicou-se à psiquiatria na Universidade Federal do Paraná, ensinando inúmeros alunos de graduação em Medicina. Infelizmente, também sofremos sua perda há poucos meses.
Embora não tenha sido sócio fundador, o Prof. Herley Mehl também merece ser lembrado, pois entrou logo após na Sociedade e dedicou-se a ela e ao ensino, inicialmente ministrando Psiquiatria na então Universidade Católica do Paraná e, posteriormente dedicando-se com exclusividade e tempo integral à Universidade Federal do Paraná. Perdemos o Prof. Herley de forma precoce, há muitos anos.
Confira os demais homenageados
Dr. Herley Mehl
Dr. Hélio Rotemberg
Dr. José Romildo Grabowski
Dr. Mário Pilotto
Dr. Tito Fábio Ferraz Moreira Salles
Dr. Carlos Augusto Colonnese Pinto
Dr. Max M. Zugman
Dr. Levi Miró Carneiro
Sobre os 50 anos da APPSIQ
A instituição representativa dos psiquiatras no Paraná foi criada em 23 de junho de 1967 por um grupo formado por pouco mais de 20 especialistas que tinham como objetivo congregar os interesses da classe e representar os especialistas do Estado. Atualmente, a entidade conta com mais de 400 associados que lutam por valorização profissional, pela diminuição do estigma e preconceito que existe na sociedade em relação à saúde mental e influenciar as políticas públicas de modo que pacientes e familiares dos que sofrem de problemas que afetam a saúde mental tenham atendimento digno.
Há 50 anos, a entidade nasceu com o objetivo de promover crescimento científico e profissional para a classe médica especializada em psiquiatria e oferecer informação de qualidade para a comunidade.
"Hoje, a Associação Paranaense de Psiquiatria comemorará o seu Jubileu de Ouro junto com todos aqueles que de alguma forma fazem parte desta história, contribuíram e ainda contribuem para o crescimento e fortalecimento da APPSIQ", afirmou o Dr. Osmar Ratzke.