terça, 03 de novembro de 2020
O Exame AMP foi realizado nesta segunda-feira, 2 de novembro, com recorde de inscritos. Mais de 2.160 candidatos estão concorrendo a 443 vagas em 29 instituições hospitalares, cinco a mais do que em 2019. Este foi o 19º ano consecutivo do concurso de residência médica, hoje considerado o mais tradicional do Paraná, atraindo médicos de todo o país.
As provas foram realizadas na Universidade Positivo, em Curitiba. Inicialmente, pretendia-se aplicá-las também em Londrina e Cascavel, como no ano passado, mas, em função das restrições impostas pela Covid-19, foi definido que ocorreriam somente na capital.
A segurança sanitária esteve entre as prioridades, tendo sido observadas e respeitadas todas as normas e orientações do Ministério da Saúde. Além da medição de temperatura na entrada dos prédios, álcool em gel foi disponibilizado aos fiscais e candidatos, as salas tiveram utilização de apenas 30% de sua capacidade, com distanciamento entre as cadeiras, e o número de entradas e acessos foi em quantidade superior ao estabelecido em certames anteriores, para evitar aglomerações.
A abertura dos portões também ocorreu com antecedência e os horários de saída foram prolongados. Neste ano, foram ocupados sete blocos da universidade.
As medidas foram destacadas pelos candidatos. Caroline Gaudencio, que concorre a uma vaga em Anestesiologia, afirmou que os cuidados estavam bem adequados. Moradora de Curitiba, ela contou que estava fazendo o concurso pela primeira vez e que era positiva sua expectativa.
A opinião sobre a boa organização foi compartilhada por Cassio Henrique Mendes, concorrente em Cirurgia Geral. Residente em Ponta Grossa, ele disse que trabalhou muito ao longo do ano, restando pouco tempo, mas que esperava estar entre os aprovados.
O presidente da Universidade Corporativa da AMP (Ucamp), Dr. José Fernando Macedo, salientou a atenção tomada em toda a organização do certame, que ocorreu com sucesso, sem anormalidades. O número recorde de inscritos também foi ressaltado por ele. “Esperamos bater novo recorde no ano que vem”, afirmou, acrescentando que a confiança das Coordenadorias de Residência Médica de diferentes cidades na seleção de residentes demonstra a seriedade com que todo o processo é realizado.
Agradeceu, ainda, à equipe que trabalhou durante as provas, com fiscais altamente comprometidos com a segurança do exame.
“A realização somente em Curitiba e a ampliação da estrutura física para as provas obedeceu todos os critérios estabelecidos”, assinalou o presidente da AMP, Dr. Nerlan Carvalho. Ele lembrou que esta foi a 19ª edição do concurso, já consolidado como um dos mais importantes do Brasil. “Esperamos voltar a realizá-lo nas cidades de Londrina e Cascavel no próximo ano”, concluiu.
Modalidades
As provas foram em duas modalidades: geral ou específica, esta apenas para os que concorrem à residência médica em especialidade com pré-requisito. Para a primeira, a duração foi de quatro horas mais 30 minutos para o preenchimento do cartão de respostas e, para a específica, três horas mais 30 minutos. Ambas tiveram início às 14h.
Os gabaritos já estão disponíveis no site da AMP (http://www.amp.org.br/site/residencia-medica/provas-e-gabaritos-exame-amp-2020).
Recursos e resultado
Os candidatos têm até as 18h desta quarta-feira (4), para a apresentação de recursos, que deverão ser encaminhados à AMP/Ucamp, por meio de requerimentos devidamente fundamentados. Uma vez julgados os recursos, serão emitidos gabaritos e escores oficiais, aos quais não caberão novos recursos.
O resultado sairá até o dia 25 de novembro, encerrando a primeira fase do Programa de Residência Médica 2020. A segunda fase, composta de análise de currículo e/ou prova prática, ficará a cargo das Coremes.