Em solenidade realizada na noite de segunda-feira, 26 de março, o conselheiro Carlos Roberto Goytacaz Rocha teve a sua foto inserida na galeria de presidentes do CRM-PR. Décimo oitavo dirigente maior da entidade de classe em seus 54 anos de história, ele deixou o cargo em janeiro, após cumprir 20 meses de mandato, sendo sucedido por Alexandre Gustavo Bley.
A homenagem ao ex-presidente, que agora ganha status também de conselheiro-nato, foi marcada pela apresentação de vídeo que mesclou imagens de vários períodos da vida do Dr. Goytacaz e depoimentos de familiares e membros do CRM, elevando o clima de emoção e descontração no auditório da Casa do Médico.
Após o conselheiro Alexandre Bley descerrar o painel no hall do piso S1, sua esposa Danielle – cumprindo tradição nas sucessões – entregou buquê de rosas à esposa do ex-presidente, a também médica Dra. Noeli Gonçalves Rocha. Acompanharam a cerimônia os três filhos do casal homenageado – dentre eles a filha médica Juliana Gonçalves Rocha – e as netas, além de conselheiros e funcionários do CRM.
A homenagem foi inserida na 26.ª reunião plenária temática do Conselho, encerrada com a realização de palestra sobre o tema “Prontuário Eletrônico do Paciente: aspectos éticos e legais”. Foi ministrante o Dr. Cláudio Giulliano Alves da Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina. Ainda participou dos trabalhos o conselheiro estadual e federal Gerson Zafalon Martins, coordenador da Câmara Técnica de Telemedicina do CFM e também membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde.
Depoimentos
“Acredito que a família é sempre o sustentáculo do homem; por isso agradeço a todos os meus familiares que estão presentes e que sempre me apoiaram. Não tenho palavras para agradecer a homenagem feita. Digo que atingiu fundo ao meu coração. Abracei esta profissão por vocação e por fé. Acredito nela e por isso estou aqui todos os dias lutando para que a Medicina seja sempre honesta e ética. Espero continuar sendo o médico, o conselheiro e o homem que todos que participaram desta homenagem esperam". A manifestação foi feita pelo ex-presidente durante a inauguração do painel na galeria.
Por sua vez, Alexandre Gustavo Bley, vice-presidente na gestão do Dr. Goytacaz, ressaltou o aprendizado: “É como se o Goytacaz fosse o professor e eu o aluno. O seu senso de responsabilidade e o zelo pelo cargo e pelos colegas são características muito marcantes de sua gestão". O novo presidente exaltou o compromisso de prosseguir nas grandes lutas e desafios que envolvem a profissão médica.
A ex-diretora-tesoureira Roseni Teresinha Florencio, sucedida no cargo pelo Dr. Goytacaz, também deu o seu depoimento: "A experiência e a vivência dele no Conselho são ímpares. Ele liderou uma etapa de grandes transformações, tanto da profissão quanto das atividades conselhais. A sua participação foi essencial neste processo. Um dos grandes destaques da atuação do Dr. Goytacaz está presente na consolidação do projeto de educação médica continuada, inclusive a distância, que este ano se torna realidade”.
Currículo
Formado pela Faculdade Evangélica em 1974 e especialista em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Carlos Roberto Goytacaz Rocha ingressou no Conselho de Medicina na gestão de 1993/1998, tendo ocupado desde então, dentre outras funções, os cargos de presidente, vice, corregedor-geral e tesoureiro. Ele esteve na presidência no período de junho de 2010 a janeiro deste ano, depois de suceder ao Dr. Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, que cumpriu os primeiros 20 meses de mandato do atual corpo de conselheiros.