Na comemoração de seus 79 anos, a Associação Médica do Paraná inaugurou, no último sábado, dia 7 de julho, sua Universidade Corporativa – a Universidade Corporativa da Associação Médica do Paraná (Ucamp). A oferta de educação continuada para seus associados sempre foi uma das prioridades da AMP e, com a inauguração da Ucamp, essa oferta se dará de forma mais efetiva, com cursos estruturados em parceiras com as universidades paranaenses e as sociedades de especialidade, com certificação do Ministério da Educação.
A Ucamp tem como objetivos elevar o nível de conhecimentos, desenvolver as competências e ampliar as habilidades profissionais, intelectuais e sociais dos filiados e parceiros da AMP e da própria Ucamp. A Ucamp tem como metas a educação, a capacitação, o desenvolvimento e o treinamento; e executará suas finalidades por si ou em convênios com instituições de educação superior (IES) formais autorizadas pelo Ministério da Educação, por meio de pesquisas, cursos, eventos e publicações.
A Universidade Corporativa oferecerá desde seminários de curta duração a cursos de pós graduação, em modalidades presenciais e à distância, de acordo com as demandas levantadas pelas sociedades de especialidade. “Além disso, teremos parceria com o Poder Público para oferecer atualização aos médicos nas áreas de maior necessidade para as políticas públicas de saúde, como na emergência médica, por exemplo”, disse o presidente da AMP, João Carlos Baracho.
Os cursos oferecidos pela Ucamp serão destinados aos médicos já formados, filiados ou não à Associação Médica do Paraná em cursos de aprimoramento tanto para a carreira como para a vida pessoal dos profissionais. “Sempre balizados pelos conceitos de educação, ofereceremos aos médicos, além de cursos na área científica, conteúdos para o desenvolvimento pessoal do médico, como cursos de gestão, de marketing, de contabilidade, de relacionamento pessoal, entre outros”, conta o diretor-presidente da Ucamp. Miguel Ibraim Aboud Hanna Sobrinho.
No ato da inauguração da Ucamp foram assinados protocolos de intenções de parceria para a oferta de cursos com algumas das principais escolas de medicina do Paraná: Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo, Faculdade Evangélica do Paraná e Faculdade Assis Gurgacz. A Ucamp também assinou protocolo de intenções com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e a Secretaria Estadual de Saúde. “Para nós, é muito importante esse protocolo de intenções que estamos assinando, mas mais importante que assinar, é concretizar. Quem vai ganhar com isso é o povo do Paraná. Essa universidade é uma estratégia da corporação médica para levar muito mais e muito melhor saúde ao povo paranaense”, disse o secretário estadual de saúde, Michele Caputo Neto. “Essa Universidade vai permitir que a gente possa nesse esforço conjunto, capacitar ainda melhor os médicos que atendem na saúde pública de nossa cidade”, acrescentou o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.