Ser associado é ter inúmeros benefícios. Associe-se e se torne um médico referenciado pela AMP.

Discutir a melhor maneira de atender o muito idoso, paciente com mais de 85 anos, será o foco principal da XXIV Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia, que começa nesta sexta-feira, 04 de abril, na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba. Os cuidados com esse paciente frágil, exposto a diversos riscos e, muitas vezes, às margens dos principais estudos e pesquisas da área médica serão debatidos em diversas mesas redondas, palestras, seminários e estudos de caso até a noite de sábado, 05 de abril.

A presidente da regional paranaense da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Debora Lopes, explica a escolha do tema. “Os muito idosos são a população que mais cresce no mundo, além de apresentarem comumente diversas patologias, uso de medicações e requerer assistência medica e cuidados familiares frequentes. Além disso, esses pacientes normalmente são excluídos dos grandes estudos na área de medicina”, disse. 

A médica lembra que é muito comum que esses pacientes apresentem mais de uma doença crônica, como hipertensão arterial, diabetes, doença cardíaca, além de estarem sujeitas a acidente vascular cerebral, doença de alzheimer, risco de quedas, dificuldades de deambulação, fragilidade e, também, risco de maus tratos. Com a expectativa de vida aumentando a cada ano e a tendência de que as pessoas vivam até quase os 100 anos, Dra. Debora ressalta que o médico geriatra deve “focar o atendimento na melhoria da qualidade de vida e não na cura das doenças. Atentar para a manutenção da funcionalidade e bem estar”.

A questão ética terá uma atenção especial na discussão da Jornada. Prolongar a vida a qualquer custo ou abreviá-la por qualquer motivo, lembra a médica, está fora de questão. “A função do medico é esclarecer a família e o paciente quanto às possibilidades de tratamento, confortar sempre e curar quando possível. Prolongar a vida com qualidade e dar conforto na hora da morte”.

Serviço:

XXIV Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia

04 e 05 de abril, das 8h às 18h, na Associação Médica do Paraná (Rua Cândido Xavier, 575 – Água Verde | Curitiba - PR)

Mais informações: www.jornadasbggpr.org.br

Curta a página da SBGG-PR no Facebook: www.facebook.com/SBGGPR