O evento comemorativo ao Dia do Médico foi marcado na noite do último sábado (21), na Associação Médica do Paraná, pela solenidade de posse da diretoria para o triênio 2023-2026. Eleito no mês de agosto, o novo quadro diretivo tem na presidência o angiologista e cirurgião vascular José Fernando Macedo, que já conduziu a AMP nas gestões 1991-1993, 1993-1995, 2005-2008 e 2008-2011, sucedendo agora o Dr. Nerlan Carvalho, também angiologista e cirurgião vascular, presidente nos triênios 2017-2020 e 2020-2023 e, interinamente, ao longo de 2017.
 
A cerimônia foi prestigiada pelo diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Dr. César Neves, que representou o governador Ratinho Júnior e o secretário da Saúde, Beto Preto; o diretor do Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba, Dr. Pedro Henrique de Almeida, que representou a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas; o deputado estadual Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina na Assembleia Legislativa do Paraná; o Dr. Fernando Sabia Tallo, 2º tesoureiro da Associação Médica Brasileira (AMB), representando o presidente, Dr. César Eduardo Fernandes; o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Dr. José Luiz Gomes do Amaral; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Dr. Romualdo José Ribeiro Gama, e o presidente da Academia Paranaense de Medicina (APM), Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho, que compuseram a mesa, ao lado dos Drs. Nerlan, Macedo e Luiz Antonio M. da Cunha, novo vice-presidente.
 
Aos presentes, entre associados, dirigentes de regionais da AMP e de sociedades de especialidade, que lotaram o auditório, o Dr. Nerlan Carvalho deu boas-vindas e afirmou ter sido uma honra presidir a entidade por um período que totaliza sete anos. “Entendo que a AMP é uma empresa com vários setores e adotamos uma gestão empresarial, buscando resultados. Consolidamos, dia após dia, uma entidade de respeito aos nossos princípios fundamentais na ética, defesa profissional e saúde da população”, pontuou.
 
Ele fez um histórico das iniciativas de suas gestões, entre elas a integração dos espaços, com novas áreas construídas para ampliar o centro de eventos; a recriação do Departamento Acadêmico e o projeto Jovem Médico em Foco, para aproximar da entidade, por meio de ferramentas de comunicação, os jovens profissionais; o aumento da visibilidade com as mídias sociais e veículos de divulgação, como o JAMP e a revista Medicina & Cia; a modernização da revista científica da AMP, agora denominada BIOScience; o aumento da abrangência do Exame AMP de residência médica, que, neste ano, terá a participação de 38 instituições hospitalares. E, ainda, o AMPPrev, visando o futuro do médico; as muitas parcerias para oferecer descontos aos associados nos mais diversos segmentos; a inauguração do Museu da História da Medicina do Paraná, um sonho que virou realidade, e ações na área da cultura, como o Cine AMP, e de preservação da memória, como os QR Codes na galeria dos presidentes e o livro comemorativo aos 90 anos da entidade, completados no mês de julho de 2023, que atualizou o anterior, publicado quando dos 80 anos, em 2013.
 
Finalizou com agradecimentos à diretoria e às regionais, que acompanharam todo o trabalho, ajudando nas decisões; aos funcionários, pela dedicação e atendimento; e à sua família, pelo apoio durante todo o período que esteve à frente da AMP.
 
Momento é de união
 
O Dr. César Neves, ao proferir seu discurso logo após, cumprimentou o ex e o novo presidente e disse que a Medicina e os médicos vivem um momento emblemático de sua história, diante de vários ataques inexplicáveis. “Mas, eu entendo que 2023 é o momento de união da nossa classe, de união em torno dos nosso ideais, dos nossos pacientes, para que eles nunca deixem de ser a nossa missão no dia a dia e a razão de nossa existência. É o momento de nos debruçarmos numa agenda positiva, de integração de toda a classe médica”, declarou. O diretor-geral da Sesa concluiu sua fala citando o neurocirurgião norte-americano Ben Carson, que dizia o seguinte: “nós não somos inimigos uns dos outros. Os verdadeiros inimigos são aqueles que tentam nos dividir em todos os tipos de grupos para criarem guerras de gênero, raças, rendas e idades”.
 
O presidente da APM, Dr. José Luiz Gomes do Amaral, que já presidiu a AMB e também a Associação Médica Mundial (WMA, na sigla em inglês), disse que teve o prazer de conviver na AMB com vários dos que estavam presentes na mesa, como o Dr. Macedo, atual diretor de Defesa Profissional da entidade nacional; Dr. Nerlan, que integra o Conselho Fiscal, e Dr. Jurandir Macordes Ribas, 2º vice-presidente. “Nós podemos avaliar a qualidade de uma entidade de diversas formas: pelas obras, pela capacidade que ela tem de se organizar  em prol da união da classe e também a partir dos seus membros”, afirmou, parabenizando os diretores da AMP e os médicos paranaenses.
 
Jurandir Marcondes Ribas Filho agradeceu, em nome da APM, que preside, o honroso convite para participar da solenidade e cumprimentou o Dr. Nerlan pelo extraordinário trabalho que implementou na AMP e o Dr. Macedo pela posse, avaliando que sua gestão, juntamente com os demais diretores, certamente será brilhante, por sua reconhecida condução do movimento associativo.
 
O deputado estadual Ney Leprevost parabenizou o Dr. Nerlan Carvalho por usa excelente gestão. “Hoje, eu tenho a honra de presidir, na Assembleia Legislativa do Paraná, a Frente Parlamentar da Medicina e ela existe em grande parte pelo apoio que o Dr. Nerlan, na condição de presidente da Associação Médica, nos deu”, pontuou, ressaltando sua competência, dedicação e humildade. O parlamentar saudou o novo presidente, Dr. José Fernando Macedo, dizendo ter certeza de que, tanto nas questões do Estado quanto nas nacionais, ele será muito atuante. E declarou que a luta por um plano de carreira para a classe médica continuará, “fundamental para melhorar a saúde nos pequenos municípios brasileiros”.
 
Defesa da Medicina
 
Afirmando estar honrado em participar da mesa diretora da cerimônia, o presidente do CRM-PR, Dr. Romualdo José Ribeiro Gama, que tomou posse recentemente, falou de sua admiração pelos colegas e colocou-se à disposição. Citou caso de procedimernto malsucedido realizado por profissional não médico e manifestou que “nessa fase que vivemos atualmente, de invasão da Medicina, acho que, mais do que nunca, tem que existir a união da nossa classe. É hora de levantarmos a bandeira, todas as entidades representativas dos médicos em todos os Estados, para defendermos a Medicina”. Concluiu desejando sucesso ao novo presidente na condução da AMP, assim como o fez o Dr. Nerlan.
 
O representante da AMB, Dr. Fernando Sabia Tallo, cumprimentou a nova diretoria e todos os médicos do Paraná, afirmando que a AMB sentia-se honrada em participar da posse. Em seu discurso, disse que a nova diretoria da entidade nacional, cuja gestão para o triênio 2024-2026 terá início em janeiro e da qual fará parte, também como 2º tesoureiro, tem dois desafios pela frente. O primeiro é o médico jovem. “Nós não temos 5% dos associados com menos de 40 anos. Nesse momento, não temos futuro, pois não temos jovens médicos na Associação Médica. Precisamos ir ao encontro deles. E estou confiante que o Paraná estará conosco nesse desafio, pois precisamos resolver esse problema. E o segundo desafio é a interlocução com as políticas de saúde atuais”, disse, citando exemplos como a Lei 14.621, que dispõe sobre o programa Mais Médicos, e que, no seu entendimento, usurpa do CFM a prerrogativa de licença da profissão; e a proposta de criação de mais 95 faculdades de Medicina. 
 
Encerrando os pronunciamentos da solenidade, o presidente empossado, Dr. José Fernando Macedo,  disse, inicialmente, que existem quatro valores nos quais coloca sua intenção e sua ação: a família, os amigos, a profissão de médico e a vida associativa. “Tenho orgulho de participar de quase metade da história da AMP, pois aqui entrei em 1983”, afirmou, lembrando da evolução da entidade, desde a construção do prédio da atual sede, à criação do Sinam e da universidade corporativa, novos serviços, como a assistência jurídica, e o início das provas de residência médica, entre muitas outras ações que implementou e participou. 
 
Cumprimentou todos os ex-presidentes, em especial o amigo de longa data, Nerlan Carvalho, ressaltando que pretende honrar o cargo, assim como ele o fez ao longo dos últimos anos.
 
Foi, ainda, contundente em também chamar a atenção para o distanciamento dos médicos, especialmente os mais jovens, e o aumento do número de escolas médicas, a maioria com carências estruturais. “Precisamos despertar, atrair e integrar mais colegas à nossa associação e uma das minhas principais ações será aproximar a AMP da comunidade médica mais jovem, a começar pelos estudantes de Medicina, pelos residentes e por aqueles que estão iniciando sua carreira. O associativismo nasceu do princípio de que juntos somos mais fortes. Peço a todos que me ajudem nesta tarefa”, conclamou.
 
“A AMP tem aliados importantes, como o CRM, sindicatos dos médicos, as frentes parlamentares nos âmbitos estadual e federal. Precisamos estar ainda mais próximos e unidos. A presidência da AMP é um cargo institucional, técnico-científico e representativo, mas também é um cargo político, no melhor sentido: o de mobilizar e aproximar pessoas, mediar, negociar, procurar consensos, criar sonhos comuns”, asseverou. E acrescentou: “para mim, a vida de um homem não é definida por suas vitórias e derrotas. É definida pelas causas que defende. E a AMP é uma causa. Uma grande, necessária, importante e bela causa”.
 
Assembleia de  Delegados
 
No mesmo dia, durante a tarde, foi realizada Assembleia de Delegados da AMP, órgão supremo da entidade, que oficializou a posse da nova diretoria, Conselho Fiscal, delegados e suplentes, conforme prevê o artigo 31 do Estatuto da Associação Médica do Paraná.
 
Jantar comemorativo
 
Após a solenidade de posse, à noite, foi realizado jantar comemorativo aos associados presentes, autoridades, representantes das regionais da AMP no Estado, de sociedades de especialidade, e demais convidados.
 
Confira os integrantes da diretoria triênio 2023-2026

José Fernando Macedo, presidente
Luiz Antonio M. da Cunha, 1º vice-presidente/Curitiba     
Beatriz Emi Tamura, 2º vice-presidente/Norte       
Guilherme Antonio Schimidt, 3º vice-presidente/Noroeste
Plinio Leonel Jakimiu, 4º vice-presidente/Centro   
Claudio Tomuo Hayashi, 5º vice-presidente/Sudoeste         
Araré Gonçalvez Cordeiro Junior, 6º vice-presidente/Sul 
Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, secretário-geral   
Nicolau Gregori Czeczko, 1º secretário       
Gilberto Pascolat, 1º tesoureiro       
Marta Kazue Kizima Farfud, 2ª tesoureira   
Luiz Renato Carazzai, diretor de Patrimônio
Dolores Del Carmen Tanus Bustelo, diretora Científica e Cultural 
Osvaldo Malafaia, diretor de Comunicação Social
Viviana de Mello Guzzo Lemke, diretora do Departamento de Defesa Profissional
Isaque Mitsugui Kaieda, secretário do Departamento de Defesa Profissional
Dolores Del Carmen Tanus Bustelo, diretora de Assuntos Contratuais       
Cristiane Liz L. Ballarotte e Cláudia Regina. L. L.Bochnia, diretoras sociais
Ehrenfried Othmar Wittig, diretor de Museu
Maria da Graça Ronchi, diretora de Ação Social        

NEXT

Consentimento de Cookies.

Existem algumas opções que podem não funcionar sem a utilização dos cookies. Para mais informações sobre os cookies que utilizamos, visite a nossa Política de privacidade.