A Secretaria Municipal da Saúde quitou, na última segunda-feira (9) os R$ 26,5 milhões referentes aos serviços prestados pelos hospitais da rede pública em dezembro. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, João Carlos Baracho, na reunião de instalação do comitê gestor criado para discutir mensalmente questões relacionadas aos hospitais. O encontro reuniu representantes de cada um deles - como Cajuru, Evangélico, Santa Casa e Pequeno Príncipe - além do secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
O secretário Baracho também antecipou aos representantes do segmento hospitalar mais duas medidas para fazer frente à crise que afeta também a rede de atenção básica de saúde de Curitiba – que são os postos de saúde e as unidades de pronto atendimento (UPAs). A primeira será um aporte extra de recursos aos hospitais, na próxima semana, pelo prefeito Rafael Greca. A segunda será a antecipação do repasse do Ministério da Saúde referente ao pagamento de dezembro.
A próxima reunião do comitê ficou marcada para 25 de janeiro mas a ideia é tornar esses encontros quinzenais ou mensais, conforme as necessidades dos hospitais e da secretaria nessa fase de ajuste.