quinta, 09 de abril de 2020
Preocupada com a saúde mental dos profissionais da área da saúde que estão trabalhando diretamente no combate da Covid-19, a Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) vai proporcionar atendimento médico psiquiátrico gratuito, por meio de voluntários já cadastrados.
O atendimento será realizado via telefone, o que não substitui uma consulta médica. O objetivo é ajudar esses profissionais a enfrentar com mais força e leveza esse momento difícil pelo qual passa o país, considerando que estão na linha de frente do combate à doença. A iniciativa tem o apoio do Conselho Regional de Medicina do Paraná, da Associação Médica do Paraná e da Secretaria Estadual de Saúde.
“Estamos oferecendo, através do atendimento de psiquiatras voluntários, orientação gratuita para todos os profissionais que estão em contato direto com a Covid-19 em nosso estado. Sabemos que é importante que esses profissionais saibam lidar com a ansiedade, com o medo, com a preocupação. E queremos ajudá-los nesse aspecto”, ressalta o médico psiquiatra Júlio Dutra, presidente da APPSIQ.
“Não há um número oficial de profissionais da saúde trabalhando diretamente no combate à Covid-19 no Paraná, mas sabemos que são muitos e que não podem ficar desamparados emocionalmente em momento tão estressor como esse. É nosso dever social dar a estes heróis da saúde um pouco daquilo que nós, psiquiatras, fazemos de melhor, que é cuidar e aliviar os sintomas negativos ocasionados pelas doenças mentais”, diz Júlio Dutra.
Psiquiatras voluntários
A APPSIQ convida médicos psiquiatras para atuarem como voluntários no atendimento aos profissionais que estão trabalhando diretamente no combate à COVID-19. São diversos profissionais, desde médicos, enfermeiros farmacêuticos e tantos outros que estão dedicando seu trabalho na prevenção e tratamento dessa nova doença, que causou uma pandemia mundial.
Para ajudá-los nesse momento difícil, a APPSIQ, preocupada com a saúde mental desse grupo social, está convidando médicos psiquiatras voluntários que possam doar parte de seu tempo no atendimento deles. Podem se cadastrar médicos associados, não associados, psiquiatras que atuam no Paraná ou em qualquer estado brasileiro.
O cadastro deve ser feito pelo formulário disponibilizado pela APPSIQ. Os atendimentos serão via teleconferência, de acordo com a demanda e a disponibilidade de horário de cada psiquiatra voluntário, mediada pela APPSIQ. Cabe ao psiquiatra estar disponível para o atendimento no momento agendado na plataforma de teleconferência escolhida.
Serviço
Psiquiatras que desejam se voluntariar ao atendimento: Clique aqui.
Profissionais da saúde que necessitam de atendimento: Clique aqui.
Outras informações: APPSIQ (fone e whats): (41) 9.9265-7585.