quinta, 17 de julho de 2025
A Associação Médica do Paraná realizou, na última segunda-feira (14), o terceiro módulo do programa “A Carreira de Um Médico”, que abordou o tema “Marketing e imagem pessoal”, com palestra de Reinaldo Martinazzo, mentor estratégico e especialista em marketing de serviços com mais de 40 anos de experiência em gestão, branding e comunicação institucional. O programa, lançado pela AMP no mês de junho, é voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e carreira para médicos em todas as fases da profissão. É gratuito e composto por módulos, que acontecem quinzenalmente, com datas já pré-agendadas até novembro.
Com a iniciativa, a AMP busca preparar os profissionais para enfrentar desafios cada vez mais complexos, seja nas relações humanas, tomada de decisões estratégicas, comunicação com diferentes públicos, administração de recursos e também gestão de suas próprias trajetórias. O presidente da entidade, Dr. José Fernando Macedo, destacou a importância do programa, que é inclusivo, com abordagem acessível e prática, para apoiar o médico que deseja crescer de forma consistente, sem abrir mão da ética e do compromisso com a saúde
Segundo Martinazzo, a proposta deste módulo foi provocar uma reflexão prática sobre como médicos podem, com pequenas mudanças de postura e comunicação, proteger sua reputação, gerar vínculos duradouros com seus pacientes e posicionar-se de forma respeitosa no mercado, mesmo diante das restrições éticas impostas pelo conselho de classe.
Reputação sustenta a carreira
Citando frase de Philip Kotler, considerado o papa do marketing, ele iniciou a palestra informando que o marketing é uma filosofia de orientação empresarial. “Esse é um ponto essencial para qualquer médico: a forma como sua imagem é percebida, sustentada e compartilhada. Em um mercado cada vez mais competitivo e transparente, a reputação se tornou um ativo valioso e frágil ao mesmo tempo”, afirmou, acrescentando que o que realmente faz com que um paciente escolha e permaneça com um médico vai além do diagnóstico: é a confiança, o cuidado, o vínculo.
Ele alertou que o paciente não busca apenas uma consulta, e sim clareza, acolhimento, controle, alívio e esperança. Quer se sentir vivo, seguro, respeitado. “Médicos não vendem consultas, mas segurança. Oferecem a chance de o paciente viver com dignidade, autonomia e qualidade. Essa é a verdadeira entrega, a essência do valor percebido”, destacou.
Em tempos de redes sociais, grupos de WhatsApp e avaliações públicas, reputação se tornou algo tão exposto quanto volátil, ou seja, você pode construí-la por décadas e perdê-la em segundos. “E aqui entra o ponto central: marketing de imagem pessoal não se constrói com maquiagem. Se constrói com coerência. O que você faz, diz, compartilha e representa precisa estar em sinergia com o que você acredita e entrega”, alertou.
Após explicar questões relacionadas ao marketing de relacionamento, salientando que o próprio cliente, quando a experiência é positiva, poderá ser uma peça fundamental para tornar o marketing mais eficaz; e que o marketing, quando bem compreendido, não é autopromoção, é percepção de valor sustentada pela verdade, encerrou lançando uma pergunta para debate: Se a sua reputação fosse uma marca, qual seria o seu slogan?
Foi grande a interação com os médicos participantes e, pelo interesse que o tema provocou, o próximo módulo, no dia 28 de julho, já tem o tema definido: “Comunicação e redes sociais”. Às 19h, haverá um Welcome Coffee e logo após, às 19h30, terá início a palestra.
Primeiros módulos
O primeiro e o segundo módulos abordaram os seguintes temas: “Entenda o que é Metacompetência Médica - O que você não aprende na faculdade e é vital para uma boa carreira” e “Planejamento e gestão”.
Confira as datas já programadas para os próximos módulos:
Com a iniciativa, a AMP busca preparar os profissionais para enfrentar desafios cada vez mais complexos, seja nas relações humanas, tomada de decisões estratégicas, comunicação com diferentes públicos, administração de recursos e também gestão de suas próprias trajetórias. O presidente da entidade, Dr. José Fernando Macedo, destacou a importância do programa, que é inclusivo, com abordagem acessível e prática, para apoiar o médico que deseja crescer de forma consistente, sem abrir mão da ética e do compromisso com a saúde
Segundo Martinazzo, a proposta deste módulo foi provocar uma reflexão prática sobre como médicos podem, com pequenas mudanças de postura e comunicação, proteger sua reputação, gerar vínculos duradouros com seus pacientes e posicionar-se de forma respeitosa no mercado, mesmo diante das restrições éticas impostas pelo conselho de classe.
Reputação sustenta a carreira
Citando frase de Philip Kotler, considerado o papa do marketing, ele iniciou a palestra informando que o marketing é uma filosofia de orientação empresarial. “Esse é um ponto essencial para qualquer médico: a forma como sua imagem é percebida, sustentada e compartilhada. Em um mercado cada vez mais competitivo e transparente, a reputação se tornou um ativo valioso e frágil ao mesmo tempo”, afirmou, acrescentando que o que realmente faz com que um paciente escolha e permaneça com um médico vai além do diagnóstico: é a confiança, o cuidado, o vínculo.
Ele alertou que o paciente não busca apenas uma consulta, e sim clareza, acolhimento, controle, alívio e esperança. Quer se sentir vivo, seguro, respeitado. “Médicos não vendem consultas, mas segurança. Oferecem a chance de o paciente viver com dignidade, autonomia e qualidade. Essa é a verdadeira entrega, a essência do valor percebido”, destacou.
Em tempos de redes sociais, grupos de WhatsApp e avaliações públicas, reputação se tornou algo tão exposto quanto volátil, ou seja, você pode construí-la por décadas e perdê-la em segundos. “E aqui entra o ponto central: marketing de imagem pessoal não se constrói com maquiagem. Se constrói com coerência. O que você faz, diz, compartilha e representa precisa estar em sinergia com o que você acredita e entrega”, alertou.
Após explicar questões relacionadas ao marketing de relacionamento, salientando que o próprio cliente, quando a experiência é positiva, poderá ser uma peça fundamental para tornar o marketing mais eficaz; e que o marketing, quando bem compreendido, não é autopromoção, é percepção de valor sustentada pela verdade, encerrou lançando uma pergunta para debate: Se a sua reputação fosse uma marca, qual seria o seu slogan?
Foi grande a interação com os médicos participantes e, pelo interesse que o tema provocou, o próximo módulo, no dia 28 de julho, já tem o tema definido: “Comunicação e redes sociais”. Às 19h, haverá um Welcome Coffee e logo após, às 19h30, terá início a palestra.
Primeiros módulos
O primeiro e o segundo módulos abordaram os seguintes temas: “Entenda o que é Metacompetência Médica - O que você não aprende na faculdade e é vital para uma boa carreira” e “Planejamento e gestão”.
Confira as datas já programadas para os próximos módulos:
- 28/07
- 11/08
- 25/08
- 15/09
- 29/09
- 13/10
- 27/10
- 10/11
- 24/11